segunda-feira, 8 de março de 2010

Alegria-quem é o vilão?

Alegria-Quem é o Vilão?

Uma das maiores dúvidas que atormentam os pais é permitir ou não que os filhos convivam com animais de estimação. E é a alergia um dos motivos que deixa os pais tão desconfiados.

Mas, um estudo publicado no "Jornal da Associação Médica Americana" mostra que o senso comum pode estar enganado.

Uma pesquisa feita com 400 crianças durante sete anos concluiu que as expostas a animais de estimação tiveram a metade das chances de se tornar alérgicas. Outros quatro estudos também sugerem que o convívio com cães e gatos nos primeiros anos de vida pode permitir que o corpo construa defesas contra os alergênios, agentes capazes de produzir alergia.

Mesmo assim, os pediatras advertem que as crianças que já são alérgicas devem ficar longe do convívio desses animais para evitar o agravamento dos sintomas da inflamação.

Reações alérgicas são causadas quando um anticorpo chamado imunoglobulina-E se associa a uma célula sanguínea chamada célula-mestre. Ao se ligar ao anticorpo, a célula-mestre libera substâncias químicas que causam as inflamações.

O estudo foi feito por um grupo de cientistas da Faculdade de Medicina da Geórgia (EUA) e eles afirmam que a saliva, as fezes e a urina de cães e gatos transferem muitas bactérias do tipo gram-negativo e isso pode mudar a forma como o sistema imunológico da criança reage a essas bactérias, ajudando a protegê-la contra as alergias.

Os resultados do estudo confirmam o que os médicos chamam de "hipótese da higiene". Essa tese afirma que pessoas que crescem em um ambiente limpo demais, sem contaminantes ambientais, ao se deparar com substâncias que provocam alergia, o sistema imunológico pode reagir em excesso.

Para o Departamento de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria essa tese não se aplica ao Brasil porque a maioria da população vive em condições de higiene precárias e nem por isso está livre de alergias.

Já um estudo realizado com 30 mil estudantes brasileiros mostrou que 20% deles são alérgicos. O Brasil é o quinto no ranking mundial de países com maior prevalência de doenças alérgicas.

Independente de proteger crianças das alergias, a presença de um bicho de estimação em casa é, na maioria das vezes, benéfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário