segunda-feira, 15 de março de 2010

Banheiro do cachorro: qual o local ideal?

Seu cachorro é do tipo que tem dificuldades em fazer xixi e cocô no lugar certo? Pois é… Essa é, com certeza, uma das principais queixas dos donos de cães.

O problema é que, muitas vezes, os proprietários erram feio na escolha do lugar onde o cachorro deve se aliviar… Optar pelo espaço correto e fazer com que este ambiente fique super atraente para o cachorro ajuda, e muito, na hora de treiná-lo a fazer suas necessidades no local desejado.

Por isso, descubra agora como escolher o local ideal para se tornar o banheirinho do seu cão.

Cama e comida de um lado…

Antes de qualquer coisa, é importante saber que os cachorros, instintivamente, evitam fazer as necessidades perto do lugar onde dormem e comem.

… banheiro do outro

Portanto, reserve um espaço do lado oposto de onde ficam a caminha e as vasilhas de água e de alimento, para o cão utilizar como banheiro.

Aqui não!

Como já falamos aqui, os cachorros, em geral, não curtem ficar isolados. Por isso, eles acabam elegendo um cantinho, onde passam a maior parte do tempo, que é normalmente um lugar de maior proximidade com as pessoas da casa. Logo, se o seu cão fica na área de serviço, por exemplo, provavelmente seu lugar preferido será perto da porta que dá acesso à cozinha.

Não posicione o banheirinho dele nessa área! Deixe este espaço para colocar os potes e a caminha, que podem ficar próximos.

Cuidado onde pisa!

Outra coisa super importante é evitar situações em que o cachorro possa acabar pisando em suas próprias fezes e urina, pois isso tende a desmotivá-lo a continuar usando aquele lugar para se aliviar.

Então, quanto menor for a área onde fica o banheirinho, mais rápido você terá de limpar os excrementos, para que o cachorro possa se locomover sem chance de pisar neles.

Tô apertado…

No entanto, em certos casos, só um banheiro não é suficiente… Os filhotes, principalmente, não conseguem segurar as necessidades por muito tempo. Por isso, é legal oferecer mais de uma opção de banheirinho para eles terem um sempre por perto.

Com o tempo, conforme o filhote cresce, ele naturalmente aprende a segurar as necessidades. Então, comece a estimulá-lo a usar apenas o lugar que você pretende manter como banheiro pra ele.

Algumas pessoas preferem ensinar seus cachorros a se aliviar só na rua. Se você faz parte dessa trupe, lembre-se que isso também tem suas desvantagens, como dissemos em um artigo anterior.

São tantas opções…

Dentro de casa, os locais mais indicados para abrigar o banheiro do cachorro são as “periferias” dos ambientes principais: a varanda, a área de serviço e o banheiro da suíte, por exemplo, são boas opções.

Sem pressa

O mais importante é controlar suas expectativas e não esperar por resultados imediatos, nem se desesperar tentando resolver o problema do dia pra noite… Acidentes como um xixi no tapete da sala, podem acontecer, mas com o tempo ocorrerão cada vez menos e aí você perceberá que está fazendo tudo certo!

Agora que você já sabe como escolher o local ideal, é preciso saber como estimular o seu uso… Então não perca no próximo artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário