segunda-feira, 15 de março de 2010

Cães grandes podem morar em apartamento?

Quem vive em prédio e quer ter um cachorro de porte grande, geralmente recebe um “não” dos pais…

Mas será realmente impossível ter um dálmata, um labrador, ou qualquer outro grandalhão morando com você e sua família num ambiente pequeno? Descubra a seguir!

Tamanho é documento?

Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre o problema é ter um cachorro grande dentro do apartamento. Muitas vezes, um cão de porte pequeno e super agitado pode fazer mais bagunça e dar muito mais trabalho do que um grandão sossegado.

Então dá?

Sim, desde que o cachorro possa passear pelo menos uma vez por dia e fazer exercícios em um parque, por exemplo, duas ou três vezes por semana.

Para você entender melhor porque isso é tão importante, é só pensar em um cão pequeno na mesma situação: embora também tenha a necessidade de passear, ele consegue brincar, pular, correr atrás de uma bolinha, tudo isso dentro do apartamento mesmo. Já o cachorro maior não…

Portanto, passear e exercitar-se são atividades fundamentais para mantê-lo saudável!

Sem muito agito…

A maioria dos cães sente uma felicidade enorme quando o dono retorna para casa. Alguns fazem festa e bagunça só de ver o proprietário entrando em casa. Agora, pense num cão grande com toda essa animação, esbarrando no vaso da sua mãe ou derrubando retratos da sala com o rabo…

Uma boa dica pra você evitar toda essa excitação é agir normalmente ao rever ou deixar seu bicho de estimação. Não dê muita bola quando você voltar da rua. Vá ao seu quarto primeiro para tirar o tênis ou conferir os e-mails, por exemplo. Depois lhe dê uma atenção moderada.

Isso é legal até pra ele não desenvolver ansiedade de separação. Você sabia que alguns cães ansiosos podem latir pra caramba na sua ausência? E já imaginou as reclamações dos vizinhos se seu cachorro latir sem parar?

Raça ideal

Lembre-se! O cão vai estar o tempo todo ao seu lado, freqüentando os mesmos cômodos. Por isso, é importante que ele seja tranqüilo para não criar atritos com o ambiente e garantir um bom convívio.

Ao adotar ou adquirir um cachorro, procure saber sobre o temperamento e o modo de agir dos pais e irmãos do animal. Se forem sossegados, seu cão tem grande chance de ser assim também.

Isso porque, conferir a linhagem e raça nem sempre é o suficiente. Muita gente prefere adotar um golden retriever achando que vai ser menos afoito do que um labrador, por exemplo, mas às vezes nem todos esses cuidados são o bastante… Ainda é possível que o filhote desenvolva latidos em excesso, entre outros problemas comportamentais.

Se você quer ter certeza que o animal vai ser calminho, então é mais seguro adquirir um cão já adulto. Basta ficar um tempo com o cachorro crescido pra saber se ele é manso, carinhoso, dócil ou recebe bem visitas de estranhos.

Os agitados precisam ser bem educados para não perderem a noção da hora e lugar em que podem fazer farra.

Fique atento

É preciso também prestar atenção em alguns detalhes… Algumas das coisas que muitas mães implicam em relação ao cachorro grande ocorrem mesmo. É comum haver mais babas, pêlos e cheiros pelo apartamento.

Não importa o espaço!

Tem gente que até se muda de residência pra acomodar melhor ou dar mais espaço ao cão, mas não lhe dá companhia. Pois acredite: os cachorros são mais felizes perto da gente num espaço pequeno do que solitários num casarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário