sexta-feira, 12 de março de 2010

Cães surdos: Como eles podem ser educados?

Isso porque, mesmo sendo portadores de deficiências auditiva, os cães podem e devem ser educados! Já falamos anteriormente aqui no Bicho Amigo, sobre o adestramento de cães surdos. Esta semana você vai conferir novamente estas dicas, para poder ajudar o seu cãozinho, caso ele tenha o mesmo problema da Charlotte.

1, 2, 3 testando…

Existem alguns testes que podem ser realizados, pra saber se o seu bichinho de estimação é realmente surdo, como mostramos no programa de domingo. Você podem fazer em casa mesmo um teste inicial. O exercício é bem simples: tocar um apito toda a vez que for alimentar o cão. Um dia qualquer, quando ele estiver distante, toque o apito. Se o cachorro não for surdo, já terá associado o som à hora de comer e virá ao seu encontro. Agora, se ele não se aproximar, pode ser um indício de que você tem um amigo com deficiência auditiva.

Importante: um teste em casa não dispensa, de maneira alguma, uma visita ao veterinário!!! Só um profissional especializado poderá diagnosticar com certeza se o seu cachorro é realmente surdo. Logo, não deixe de consultar um profissional de sua confiança assim que notar sinais de qualquer problema!

Sente a vibraCão

Mas, se você já levou seu cão ao veterinário e, após os testes, ele foi diagnosticado como deficiente auditivo mesmo, saiba que, como dissemos no início do texto, ele pode aprender como qualquer outro cão. Você apenas terá que usar algumas técnicas diferentes.

Por exemplo, para educá-lo, você terá de explorar os outros sentidos como o olfato, a visão e o tato. Muitas pessoas ficam tristes por não poder chamar o cão pra fazer um carinho, por exemplo. O que muitos não sabem é que isso é possível, mas de uma forma diferente.

Os cachorros surdos conseguem perceber a vibração do deslocamento de ar que as coisas provocam em volta deles. Educar os cães através de batidas fortes com os pés no chão é uma tática que pode dar muito certo. Podemos ensinar o animal que duas batidas com os pés significa que você está chamando. Essa técnica só não é muito apropriada pra quem mora em apartamento… Afinal o cachorro é surdo, mas seus vizinhos não!

Por isso, no próximo artigo, você vai conhecer dicas usando estímulos visuais, que também poderão te ajudar a adestrar seu cão com problemas auditivos. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário