sábado, 13 de março de 2010

Como escolher a coleira ideal para seu cão

No último domingo, você pode acompanhar o caso de uma cadelinha osso duro de roer… Entre um dos problemas que a dona da simpática bulldogue se queixava, estava a hora do passeio.

E acredite: andar na rua com o cão pode ser mais complicado do que parece e exige um certo preparo do dono, para que ele não acabe sendo arrastado pelo animal.

E uma parte importante desta preparação é a escolha do equipamento correto para passear.

Muitos proprietários só percebem a importância da qualidade da guia e da coleira que usam para andar com o cachorro quando alguma coisa nelas arrebenta.

O pior é que isso costuma acontecer quando o cão dá um puxão no dono, geralmente em situações de risco, como estar louco de vontade para atravessar uma avenida, ficando sujeito a ser atropelado; ou ao tentar avançar numa pessoa ou outro cachorro, disposto a atacar e podendo ser atacado.

Não é tudo a mesma coisa…

Geralmente falamos “coleira” para tudo, mas existem vários tipos de equipamentos diferentes. A “corda” que é ligada na coleira e o dono segura, por exemplo, chama-se guia. O tipo de coleira mais usado é a de pescoço. O ideal é mantê-la o tempo todo no cão, para ser mais fácil agarrá-lo quando for preciso e para mantê-lo sempre identificado, o que aumenta as chances de recuperá-lo caso ele fuja ou se perca.

O enforcador é uma coleira especial para caminhadas e treinos, super útil para educar e para conter os cães, aumentando a segurança. Quanto mais o cão puxa, mais se sente “enforcado”, até desistir por causa do desconforto. Devemos ensiná-lo gradualmente, para que ele não se “enforque” com freqüência exagerada, o que prejudica a respiração, além de poder causar irritação no pescoço e na traquéia. O diâmetro ideal, para o acessório não sair quando o cachorro abaixa a cabeça, é aquele que passa por ela com menor folga.

Outra coleira é a peitoral. Ela facilita erguer rapidamente um cão pequeno, o que pode ser extremamente útil em passeios diante da ameaça de ataque de um cão de porte maior, por exemplo. Mas, atenção: o condutor pode perder controle sobre o comportamento do cão se não conseguir impedir a motivação dele para puxar cada vez mais.

Não perca amanhã, na continuação deste assunto, algumas dicas que te ajudarão a escolher a guia ideal para o seu cãozinho.

Como escolher a coleira adequada para o teu cão
Como passear Com seu melhor amigo ao lado
Como passear com o cão sem ser arrastado por ele
Como passear com seu cão sem ser arrastado por ele...
Hora do passeio: dicas para ajudar você a passear ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário