sexta-feira, 12 de março de 2010

Como impedir que o cão monte na sua perna?

No texto anterior, você descobriu os motivos que podem levar alguns cães a querer montar nas pernas das pessoas. E embora seja um comportamento natural, principalmente quando filhotes, isso não significa que devemos deixar nossa perna à disposição do cachorro e não repreendê-lo quando ele tentar montar na gente.

Tem jeito de corrigir?

Para inibir este comportamento, você terá de ficar sempre atento: assim que o cão começar a monta, segure-o com firmeza e empurre-o para baixo. Diga a palavra “não” num tom forte e grave. Não grite com o cachorro e não o machuque em hipótese nenhuma, seja apenas firme. O intuito é impedir que ele monte e, ao mesmo tempo, lhe causar certo desconforto.

Tente adaptar a intensidade da bronca à sensibilidade do cachorro. Por exemplo: se com três broncas consecutivas o comportamento dele não mudar nem um pouquinho, ele pode estar encarando sua repreensão como uma super conquista de atenção. Essa confusão de interpretação pode piorar ainda mais o problema, já que a “atenção” que você está oferecendo ao cachorro com certeza irá incentivá-lo a montar ainda mais na sua perna.

Borrifar água no focinho do cão imediatamente após o início do comportamento também pode funcionar.

Caso o cachorro tenha o costume de tentar copular na perna de outras pessoas, mantenha-o na guia sempre que for receber alguém. Se ele começar a montar na perna da visita, dê um puxão na guia na mesma hora. Lembrando que a intenção do tranco não é causar nenhum tipo de dor física ao cachorro, apenas lhe dar um pequeno susto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário