sexta-feira, 12 de março de 2010

Como se tornar o líder da matilha

No artigo de ontem, comecei a falar um pouco sobre a agressividade por dominância, um problema comportamental mais comum do que se pode imaginar. Como mencionei, em casos como este o importante é ensinar o cão a obedecer limites, para que assim ele não se sinta no controle da situação.

Hoje você vai conhecer mais algumas dicas que te ajudarão nesta tarefa.

Quem é que manda aqui?

O primeiro passo é você mostrar ao cão quem é o verdadeiro líder da matilha.

Imponha limites ao cão. Ofereça água, comida, carinho e conforto. No entanto, deixe bem claro que ele não pode fazer certas coisas… Escolha um sofá da casa, por exemplo, e não permita que ele suba especificamente naquele móvel. Não dar comida pra ele enquanto você estiver sentado à mesa e não deixá-lo dormir na cama com você, também são estratégias que podem ajudar bastante você a acostumar o animal a obedecer limites.

Por água a baixo…

O segredo desta dica é fazer qualquer demonstração de agressividade dele fracassar. Por exemplo: você está tentando fazer o cão descer do sofá. Ele rosna e você imediatamente se afasta. Se você agir assim, seu cachorro vai entender que rosnando ele consegue impor a sua vontade, e vai acabar te fazendo de gato e sapato.

Então, procure se manter sempre firme! Quando for tirar o cachorro do sofá, vá e tire-o de lá, e pronto. Se você não se sentir seguro pra agir com firmeza, por medo de levar uma mordida, é melhor não fazer nada. Se você for tentar tirá-lo e não conseguir será pior do que deixá-lo lá, pois fracassar na missão só incentivará o mau comportamento do animal.

>>Seja o Líder de seu Cão
>>Porque o cão se sente líder da matilha? Este é um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário