segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicas de adestramento para evitar atropelamentos

Atropelamentos de cães são bastante comuns e muitas vezes podem até resultar na morte do animal. Por isso, é muito importante que você fique sempre muito atento! Esse tipo de acidente pode acontecer por motivos simples, como o cachorro fugir pelo portão quando você está chegando em casa, ou quando a guia escapa da sua mão durante o passeio.

Neste artigo você vai conhecer algumas dicas que poderão te ajudar a ensinar seu cão a atravessar a rua somente sob seu comando, diminuindo as chances de acidentes.

Posso pisar ali?

O primeiro passo é fazer o cachorro entender que está proibido de pisar na rua, mesmo que você pise.

Para isso, você pode começar levando-o para passear por uma calçada, usando uma guia curta e coleira ou enforcador. Enquanto estiverem andando na calçada, brinque com o cão e o elogie bastante, para que ele associe esse momento a uma coisa bem bacana.

Aos trancos e barrancos…

Durante o trajeto, pare um pouco com a brincadeira, mude de direção e pise na rua. Assim que seu cão fizer o mesmo, pare e puxe a guia, impedindo-o de continuar.

Importantíssimo: o tranco servirá para reforçar que pisar ali é proibido. Por isso, o objetivo é causar um desconforto no animal, mas sem machucá-lo!!! Diga “não!”, em tom de reprovação, e leve-o de volta em direção à calçada. O intuito é fazer o cachorro associar o ato de pisar na rua com alguma coisa nada legal.

Continue o passeio na calçada no mesmo clima de festa de antes. E, de vez em quando, pise na rua e repita o exercício. Assim que você pisar na rua e o cão se recusar a pisar nela também, significa que ele já associou a proibição e o treino está dando certo.

E aqui, será que pode?

O ideal é fazer este treinamento em vários lugares diferentes para que o animal entenda que a proibição vale para todas as ruas. No entanto, procure não deixar tudo muito cansativo para o cachorro. Pode levar alguns passeios para ele assimilar completamente o comportamento. Por isso, não tenha pressa!

Livre, leve e solto…

Você também pode estimular seu cão a não pisar na rua, mesmo quando ele estiver solto. Para isso, substitua a guia curta por uma bem mais longa, ou uma corda. Peça pra alguém te ajudar segurando a guia bem de longe, de maneira que o cachorro não veja essa pessoa enquanto você está com ele na calçada.

Repita as brincadeiras como no treinamento normal já explicado, mas deixe o cão pensar que está solto. De vez em quando, vá até a rua. Se ele tentar ir com você, seu ajudante deverá puxar a guia ou a corda nessa hora, para impedir que o cachorro te siga, repetindo algumas vezes até ele não ir mais atrás de você.

1, 2, 3, testando…

E, mesmo quando o cão não pisar mais na rua de jeito nenhum, é importante fazer esse treino, de vez em quando, para sempre manter o aprendizado em dia.

Vamos juntos!

Depois de ter deixado de atravessar a rua, o cachorro também pode ser ensinado a atravessá-la somente quando receber um comando seu, e estiver a seu lado. Para ensinar isso, use a palavra “junto”, por exemplo. Antes de atravessarem, diga o comando em voz alta, para deixar a situação bem clara para o animal, e, segurando com firmeza a guia, leve o cão pela rua até chegarem no outro lado. E, ao chegarem lá, não se esqueça de dar pra o cachorro um petisco bem apetitoso, para que ele associe o comportamento certo a uma bela recompensa.

>> Adestramento de cachorro/Meu cão quer fugir/Meu ca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário