sábado, 13 de março de 2010

Dicas para evitar brigas entre cães

No artigo de ontem, começamos a falar sobre um treino bacana na hora de apresentar dois cães, a fim de evitar que eles se estranhem…

Porém, uma coisa super importante durante este exercício é saber controlar os animais, para evitar qualquer tipo de desentendimento.

Tá olhando o quê?

Por isso, durante o treino é essencial que você seja firme com os cães. Não permita que eles fiquem se encarando ou que puxem a guia, arrastando você ou a pessoa que estiver te ajudando. Se houver indisciplina, dê um pequeno tranco na guia e diga “não”, o que causará um leve desconforto ao cachorro. Procure usar também brinquedos e petiscos para desviar a atenção do outro cão e associar o momento em que estiverem na presença um do outro a coisas bacanas.

Chega junto!

Você vai perceber que o exercício está funcionando quando notar que cada cão se mantém totalmente tranquilo quando avista o outro distante. Aí você já pode passar para a próxima etapa: reduzir, pouco a pouco, a distância entre os dois.

A idéia é caminhar com os cães lado a lado, mas sempre na mesma direção para não se olharem. Aproveite este momento em que os cachorros estão entretidos com as coisas que vêem pela frente, e diminua gradativamente a distância entre eles. Mas continue atento: se rolar hostilidade, aumente novamente a distância e repreenda. Se não, siga o treinamento até que os cães fiquem bem próximos. Só parta para a etapa final quando os cachorros estiverem praticamente encostados um no outro e permanecerem calmos nessa condição.

E lembre-se: recompense os cães com petiscos e bastante carinho sempre que se comportarem bem durante as etapas da apresentação.

Amigos?

Quando um aceitar o outro completamente, é o momento de colocá-los juntos. É bacana fazer uma boa caminhada antes para que na hora do encontro os dois já estejam cansados. Outra dica importante: retire as vasilhas de água e comida e também os brinquedos do ambiente onde vai acontecer o encontro, para não haver nenhum tipo de disputas.

Importantíssimo: só deixe os cães ficarem juntos quando tiver total controle sobre eles!!!

Previna-se!

Tenha por perto um extintor de incêndio de gás carbônico (CO2) – que não é tóxico – para ajudar a separar os cães caso aconteça uma briga – não use outro tipo de extintor! Durante um possível desentendimento, o jato de gás é mais assustador para os cachorros do que o spray de água, e será uma ferramenta bem útil em um eventual confronto.

E galera, o mais importante: quem não tiver experiência com cães, deve procurar um especialista em comportamento animal pra ajudar no treinamento! Dependendo do porte e raça do cão pode ser perigoso, então não arrisque a segurança dos cachorros e a sua também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário