terça-feira, 9 de março de 2010

Entenda seu cão

Como eu mencionei no artigo anterior, darei agora algumas dicas para ajudar a descarregar tanta energia sem maiores estragos.

Pra começar…

E a primeira dica é: não deixe o seu cão descobrir que gosta do que ele foi feito para gostar!

Pode parecer coisa de doido, mas se você evitar, por exemplo, que seu labrador saiba como é gostoso deitar no chão molhado, ele não vai virar a vasilha de água pra se refrescar. Mas como fazer isso? Arrume uma vasilha, daquelas bem pesadas, muito fáceis de encontrar em qualquer Pet Shop, ou então fixe a que você já tem em casa no chão. Assim o seu cachorro jamais descobrirá o quanto é bacana ficar todo molhado, e você não vai ter que limpar toda a bagunça dele e ainda tomar aquela bronca da sua mãe.

Extravasa

Outra forma é ajudar o cachorro a canalizar essa energia em outras atividades que não sejam exatamente pular em você ou em sua visita o tempo todo. O intuito é satisfazer pelo menos uma parte das necessidades do cão de trabalho.

Por exemplo: se o seu cachorro fica muito excitado quando você chega em casa, pode ser ensinado a correr bastante em volta do sofá da sala para extravasar toda essa ansiedade. Ou então, pode ser incentivado a trazer uma bola na boca para mastigar, ao invés de abocanhar a canela do seu namorado novo ou mastigar suas roupas.

Brinquedo e comida

E como no caso da semana passada, esconder petiscos pela casa ajuda bastante a manter o cão entretido por horas, gastando sua energia procurando as guloseimas. Brinquedos para que ele possa morder também são uma ótima pedida!

Leia tb>> Responssabilidades de um dono

Nenhum comentário:

Postar um comentário