quinta-feira, 18 de março de 2010

Entendendo a agressividade canina

Você nem imaginava que o seu cãozinho, tão bem tratado, tão bonitinho, pudesse ter um comportamento agressivo. Logo ele que recebeu tanto carinho… E mais: garantiram pra você que essa raça era super dócil! Então, o que aconteceu? Neste artigo você vai descobrir o que pode levar o cachorro a ter um comportamento agressivo.

O preço da fama

Muitas pessoas acham que a raça do cão é o que dita se ele é agressivo ou não. Na verdade, a coisa não é tão simples assim… Não existe nenhuma raça que definitivamente não possua, pelo menos, um cão agressivo. Isso não quer dizer que uma raça não tenha, em geral, um comportamento mais dócil que outra.

Por exemplo: se você caminha pela rua e há um labrador numa calçada e um rottweiler na outra, para qual das duas calçadas você vai? Para a que está o labrador, é claro! Isso porque os labradores têm fama de brincalhão, de extremamente dóceis. Já os rottweilers carregam consigo o título de cães de guarda, agressivos e protetores. Mas isso pode não ser sempre assim. Normalmente, labradores são mais mansos que rottweilers. Mas isso não significa que não existam labradores agressivos e nem rottweilers dóceis.

Amor+carinho=limite

É certíssimo acreditar que o tratamento e a educação recebida em casa influenciam no comportamento do cão. Agora você deve estar pensando: “Então porque meu cachorro ficou agressivo se eu sempre o tratei com todo amor e carinho desse mundo?”. A resposta é simples: só isso não basta. O importante, além do amor e do carinho, é claro, é dar ao cão uma boa educação, sempre impondo alguns limites que devem ser respeitados. Assim, é possível controlar a tendência a uma agressividade maior, enquanto que a má educação pode transformar um cachorro pouco agressivo em um animal bastante perigoso.

Território proibido

Vários motivos podem desencadear a agressividade canina. Proteção de território é um deles. Um cão pode permanecer tranqüilo ao encontrar outro cachorro durante um passeio, mas não aceitar a presença dele dentro de sua casa, ou seja, no seu território, e querer atacá-lo.

É meu e ninguém toca…

Outro fator que pode fazer com que seu cão tenha um comportamento agressivo é o ciúme. Isso acontece quando alguém chega perto de uma pessoa, um objeto, ou qualquer outra coisa que o cachorro preze muito. Esse tipo de agressividade pode se manifestar quando ele está roendo um osso ou quando uma visita se aproxima do dono, por exemplo.

Ai…ai…ai

É importante dizer que quando o cachorro está com medo ou sentindo dor também pode ficar agressivo. Rosnar, mostrar os dentes, e fazer aquela cara bem feia, é a forma que ele encontra de se defender. Então, não é por ser mal agradecido que um cão atropelado, por exemplo, rosna pra quem tenta ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário