terça-feira, 9 de março de 2010

Filhotes: qual a melhor idade para treinar?

filhotesmelhoridadeparatreinarExiste uma idade certa para começar a adestrar os cães?

Ao contrário do que muita gente pensa, um filhote pode começar a ser adestrado bem cedo! Já a partir dos 50 dias de vida!!! O cérebro do filhote é como uma esponja que absorve tudo. Por isso, esperar até que o cãozinho complete 6 meses de idade para começar a ensiná-lo, é o mesmo que deixar para colocar uma criança na escola quando ela já prestes a se tornar adolescente!

Todas as idades

“Mas meu cão já não é mais filhote e agora? Ele ainda pode aprender?”

Essa é uma dúvida que muito proprietários têm. E a resposta é sim! Apesar de a melhor idade para assimilar as novidades seja quando ainda é filhote, os cães podem aprender durante a vida toda!

Então qual a diferença?

O diferencial é que, nos primeiros meses de vida, o cérebro dos filhotes está mais preparado para se desenvolver e absorver novas informações. Embora os cães aprendam o tempo todo durante sua convivência com a gente, durante essa “infância canina” isso é muito mais rápido. Por esse motivo, quando são filhotes, devemos prestar mais atenção no que estamos ensinando ou deixando de ensinar, pois aprender algo errado nesta fase pode se tornar um mal hábito do animal.

Vacina

No entanto, algumas pessoas esperam terminar de dar as vacinas para começar a ensinar o cachorrinho. Para sair com o filhote na rua é importante sim, que ele já esteja com todas as vacinas em dia. Porém, nada impede de o treino começar bem antes, dentro de casa mesmo.

Nos próximos artigos desta semana, vocês vão conhecer um pouco mais sobre algumas características dos filhotes que facilitam o aprendizado.

>>Porque os filhotes têm mais facilidades de aprende...

Nenhum comentário:

Postar um comentário