segunda-feira, 15 de março de 2010

Mordidas: porque os filhotes brincam de morder?

Se você tem um filhote em casa no momento, com certeza você sabe bem do que estamos falando. Eles são fofinhos e cheios de energia… não só pra brincar, mas também pra morder!

Este artigo te ajudará a entender porque seu filhote faz isso e como lidar com este comportamento tão comum entre os cachorros mais novos.

Só uma mordidinha

É quase impossível achar um dono de filhote que ainda não tenha sido vítima dos dentinhos afiados do mais novo morador da casa. No entanto, dificilmente os filhotes mordem com o objetivo de machucar. O que eles querem, na verdade, é interagir com você!

Foi sem querer querendo…

E antes de tentar resolver a situação dando um monte de broncas no cachorro, é importante entender o porque ele age desse jeito. E isso vale pra qualquer problema de comportamento do seu bichinho.

Além de interagir, o filhote sente a necessidade de mastigar coisas para aliviar a ansiedade e o desconforto na gengiva causado pela troca dos dentes. E o único jeito que ele conhece de fazer tudo isso é usando a boca.

Portanto, não vai adiantar nada repreender o cão se não houver alternativas para substituir ou redirecionar esse comportamento indesejado.

Ajudinha

Uma maneira de oferecer outras opções ao cachorro, é dar a ele brinquedos de vários tamanhos e texturas, gostos e cheiros diferentes. Procure colocá-los em todos os lugares da casa por onde o cão circula, pois a ansiedade e a coceira na gengiva podem surgir a qualquer hora!

Mesmo assim, o filhote vai continuar achando sua mão bem mais divertida. Afinal, raramente os cãezinhos não conseguem atenção quando estão mordiscando nossas mãos. Por isso, mostre ao filhote que morder os brinquedos dele também é uma ótima maneira de ganhar sua atenção. Para isso, sempre que o cachorro estiver mordendo um brinquedo, chame-o pelo nome, faça carinho e brinque com ele. Se ele soltá-lo, pare também e só volte a brincar quando ele morder o objeto de novo.

Ainda prefiro você

Pode acreditar: mesmo com tudo isso, o filhote ainda vai curtir mais a sua mão do que qualquer outra coisa. Mas alguns truques podem ajudar a tornar os brinquedos ainda mais interessantes para o cão.

Associar os pertences do cachorro a você é uma saída legal. Os brinquedos devem te representar. Faça isso brincando com os objetos e deixando seu cheiro neles. Mas calma! Não precisa enfiar a bolinha do cachorro dentro do seu sapato ou andar pela casa com o ossinho dele debaixo do seu braço por vários dias!!! O olfato dos cães é muito melhor que o nosso e, por isso, basta tocar os objetos para que o seu filhote já reconheça o seu cheiro.

Geladinho

Outra dica bacana é colocar os brinquedos do seu cãozinho no congelador antes de dar pra ele brincar. O gelado alivia a coceira e o desconforto na gengiva, e ele vai adorar a sensação, além de ser uma alternativa bem refrescante neste verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário