segunda-feira, 8 de março de 2010

Não fale grego com seu cão

Pouca gente sabe que o cachorro só vai entender os gritos do dono de repreensão ou castigo, se isso acontecer 2 segundos depois do que o cão tiver feito. Aquela carinha de pobre coitado e vítima que ele faz, simplesmente é porque percebe que o dono está bravo ou aborrecido com ele, mas não sabe exatamente o que é. Como ele poderia saber se foi pelo xixi no tapete, pelas patas sujas de terra, pelas unhas afiadas na porta ou porque derrubou comida da vasilha?

Os cachorros não têm esse registro como nós, assim como não têm também, culpa pelo que fizeram.

Quem já não deu umas broncas no cachorro e depois comentou: "Ah, mas ele ficou um carneirinho depois da bronca!" engano seu. Ele ficou bonzinho pois quer te ver bem e percebe quando você está zangado, mas não sabe que é com ele.

Outro engano, é achar que esfregandoo focinho do cãozinho na sujeira que ele fez vai resolver algum problema. Isso pode até deixar o dono mais calminho, mas não servirá como lição.

Cada cão tem seu próprio tempo para entender essas mensagens. Alguns cães que estiveram em canis, por exemplo, são mais difíceis de treinar em casa e os cães pequenos também, pois têm problemas de percepção de distância.

Os cães precisam ser levados para passear com freqüência para que aprendam a fazer as necessidades deles fora de casa. Portanto, se perceber que seu cão está prestes a agachar dentro de casa, levante-o e leve-o para fora. Quando ele fizer as necessidades dele, elogie-o bastante e dê-lhe muito agrado. Só assim ele aprenderá.

Leia tb: >>Xixi e Cocô no lugar ceto-O local ideal


Nenhum comentário:

Postar um comentário