quinta-feira, 18 de março de 2010

O que fazer quandoo cão não gosta de banho?

Quando chega a hora de tomar banho o seu cachorro faz aquela cara do tipo “Ihhh… sujou!”?

Neste artigo, você vai entender porque alguns cães não curtem o banho e o que fazer para transformá-lo num momento agradável pra eles!

Tá limpeza!

Você sabia que os cães podem passar a vida inteira sem tomar um único banho??? E detalhe: algumas raças nem ficam com cheiro ruim. Ao contrário do que muitos pensam, nós lavamos o cachorro mais pelo nosso bem estar do que pelo dele… Na verdade, o cão nem se importa!

No entanto, vale lembrar que isso não inclui animais com problemas específicos, como doenças de pele, que podem precisar tomar banhos periódicos.

Desodorante vencido?

Diferente da gente, o odor canino não vem do suor e sim dos pêlos velhos. Portanto, em alguns casos, escovar a pelugem é mais importante do que o próprio banho.

Agora, se você tem o costume de lavar seu amigo com certa freqüência, não precisa parar por causa disso. Mas também não exagere. Banho uma vez por semana já está de bom tamanho…

Isso porque, o xampu junto com a água quente, além de tirar a oleosidade natural do cão, pode causar alergia. Logo, evite excessos! Mas esse aviso só vale pra ele, não pra você…!!!

Cas cão!

Alguns cachorros parecem que não nasceram pro chuveiro… Nesses casos, o banho vira uma verdadeira missão impossível. E é exatamente nessa hora que certos donos cometem erros graves, como segurar o bicho contra sua vontade, obrigá-lo a ficar no secador, entre outras coisas, quando o que devem fazer é justamente o contrário.

O melhor jeito de acostumar o cão a tomar banho é fazê-lo aos poucos, sem forçar a barra. O segredo é começar de trás pra frente: com o cachorro seco, passe uma toalha nele e ligue o secador pra ele se habituar ao barulho. Pode parecer loucura, mas o ideal é fazer isso com o animal seco mesmo. Se deixar pra testar a reação dele quando estiver molhado, você será obrigado a secá-lo de verdade, sem ter a opção de acostumá-lo caso ele não se dê bem com o secador ou com a tolha no primeiro contato. Associe este momento a brinquedos e petiscos.

Depois que o cão estiver à vontade com este processo, derrame devagar um copo de água nele e mostre que não há problema nenhum em se molhar. Recorra novamente à ajuda de guloseimas e brincadeiras para que ele entenda isso.

No primeiro banho, nem precisa ensaboar… Lave apenas algumas partes do corpo, mesmo que o cachorro não fique 100% limpo. A cabeça, por exemplo, alguns cães não gostam de lavar. Por isso, a princípio, apenas a massageie.

Só dê o banho pra valer quando o cachorro se mantiver calmo em todos esses procedimentos.

Vai tomar banho!!!

Por outro lado, outros cães adoram água, e os donos acabam não entendendo porque não gostam do banho. Isso pode acontecer se o cachorro estiver relacionando algo desagradável a este momento. Por exemplo: se o cão não gosta de limpar o ouvido, procure não fazer isso justamente na hora de lavá-lo, pois ele pode associar os dois e desencanar de banho nas próximas vezes.

Em dias de calor, redobre os cuidados na hora de secar seu bicho de estimação. O ar muito quente pode causar uma hipertermia (o corpo fica muito mais quente do que o normal por bastante tempo) e, inclusive, matá-lo. Para quem dá banho em casa: sempre verifique com a mão se o ar do secador não está quente demais.

14 comentários:

  1. não vai , ele odeia tomar banho ..
    https://www.youtube.com/user/dieguinhodiego37

    ResponderExcluir
  2. não vai , ele odeia tomar banho ..
    https://www.youtube.com/user/dieguinhodiego37

    ResponderExcluir
  3. Nada funciona com a minha cachorra. Ela simplesmente ODEIA água.
    Ela não entra na piscina, bacias, chuveiros, etc

    ResponderExcluir
  4. meu cão odeia tanto se banhar que chega a me morder o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  5. meu cão odeia tanto se banhar que chega a me morder o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma cadela que nem na chuva ela sai, imagine banho kkkkk ja outra de 52 dias ta no mesmo caminho

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma cadela que nem na chuva ela sai, imagine banho kkkkk ja outra de 52 dias ta no mesmo caminho

    ResponderExcluir
  8. Tenho muito problemas com meu lhasa apso,todos pet devolve ele....nao gosta de banho.

    ResponderExcluir
  9. Tenho muito problemas com meu lhasa apso,todos pet devolve ele....nao gosta de banho.

    ResponderExcluir
  10. Meu cachorro fica agressivo quando vai tomar banho, morde ,rosna, ele só toma banho com fucineira. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  11. Nossa pensei q era só a minha,toda vez q vou dar banho ela ameaça me morder,daí há fico medo!

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma cadela de 8 anos,raça indefinida, pinther com vira lata, ela tem pelos,porte pequeno.Tenho sério problema que não deixa dar banho. Ela rosna, avança e morde.
    Pet shop não consegue tbm....
    E ela ta com cheiro um pouco forte , não sei o que fazer... preciso dar banho nela.
    Tem alguma dica como fazer isso sem machuca-la e ela me morder?

    ResponderExcluir
  13. Minha cachorra tem 3 messes quando vai tomar banho ela que morde e fica muito brava quando na hora de seca com a toalha obs;E uma miniatura

    ResponderExcluir
  14. Na hora de secar com a toalha meu cão fica agressivo, rosna e quer morder,ele tem 5 meses, mestiço, mistura de dauch com yorkeshir e é macho. O que faço?

    ResponderExcluir