quinta-feira, 18 de março de 2010

O que influencia o comportamento dos cães?

Você já se perguntou por que alguns cachorros são mais dóceis, enquanto outros são um pouco mais agressivos? Algumas pessoas diriam que é por causa da raça. Outras acham que não, que depende do modo como são criados… Mas, pensar que apenas um desses fatores pode determinar se o cão será mais brincalhão ou mais briguento, não é tão simples quanto pode parecer…

Existem muitos outros fatores que, juntos, contribuem para determinar o modo como o animal age. Neste artigo, você vai descobrir quais são eles.

Muito além da raça

Analisar apenas a raça não é suficiente pra definir porque um cão se comporta de determinada maneira. Claro que isso não significa que ela não influencia nessa formação.

De maneira geral, todas as raças possuem algumas características comuns de comportamento. Por exemplo: goldens, normalmente, são mais sociáveis com pessoas estranhas do que rottweilers.

Mas como se chega à conclusão de que uma raça é mais dócil que outra? O raciocínio é o seguinte: na média, dentro de uma mesma raça, os cães têm condutas semelhantes. É por isso que a raça do cachorro pode sim influenciar seu comportamento. No entanto, como já dissemos no início, não é só isso que o define.

Tão iguais e tão diferentes…

Isso porque há inúmeras exceções. E, graças a este fator, é possível perceber que existem diferenças de características marcantes dentro de uma mesma raça.

Complicado, né? Fica mais fácil de entender com um exemplo. Pense na seguinte situação: você tem dois cães da mesma raça, e que vieram da mesma ninhada. Existe a possibilidade de um deles ser bastante agressivo e o outro super dócil, mesmo que a característica marcante da raça seja apenas a docilidade. O temperamento do animal tem características individuais e não somente aquelas que são comuns da raça.

Como saber?

Você pode identificar qual é o temperamento do seu cão percebendo a forma como ele reage em diferentes situações do cotidiano, como na presença de visitas, durante passeios ou mesmo na hora de brincar.

Um cachorro medroso, por exemplo, irá se encolher, se sentindo acuado e com medo quando você receber a visita de alguém com quem ele não está acostumado a conviver.

E são essas reações que te ajudarão a perceber qual o tipo de temperamento do seu cão, que pode ser: brincalhão, sociável, curioso, agressivo ou medroso.

Não se engane!

O temperamento do cachorro nem sempre segue o que pode parecer mais óbvio. Achar que um cão de guarda é mais agressivo do que qualquer outro ou que cães de caça adoram perseguir coisas, é coisa do passado!

Um bom exemplo disso é que, hoje em dia, os Dobermanns, que sempre foram criados como cães de guarda, nos Estados Unidos são utilizados por várias instituições como guias de cegos. E pra se tornar um cão-guia, o animal não pode ser agressivo de forma alguma. Ou seja, a criação do cachorro também ajuda a moldar algumas de suas características.

Questão de educação!

Por isso mesmo, o ambiente onde o cão vive também exerce influências sobre seu comportamento.

Educar seu cachorro e socializá-lo com diferentes locais, animais e pessoas, pode ajudar a corrigir alguns problemas de comportamento, como o medo excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário