sábado, 13 de março de 2010

Para evitar brigas: como apresentar um cão ao outro

No episódio exibido no Dia das Mães, o clima não estava muito família entre um pai e um filho da raça Pit Bull. Os dois cães não podiam sequer se olhar, que já saia briga na certa.

Mas você sabia que, situações como esta poderiam ser evitadas se a introdução do segundo cachorro fosse feita de uma forma mais adequada?

Mesmo que, no caso dos dois Pit Bulls, outros fatores tenham levado àquela situação em que eles se encontravam, seguir algumas etapas na hora de apresentar um novo animal ao outro que já vive no local, pode evitar muita dor de cabeça tanto pra eles, quanto pra você!

Invadido

Pense na seguinte situação: você está tirando aquela soneca no sofá e de repente chega um estranho fazendo barulho, comendo o seu biscoito preferido e, pra piorar, seus pais achando tudo isso uma gracinha… Dá nos nervos só de imaginar, não é? Alguns cães sentem o mesmo quando, de uma hora pra outra, a casa ganha um novo morador canino.

Então, se você já tem um cachorro e quer adotar outro, aí vão algumas dicas que poderão te ajudar a evitar alguns desentendimentos futuros entre os dois bichos. Até mesmo porque, um único arranca rabo pode ser suficiente para torná-los inimigos, como foi no caso do Zeus e seu filho. Daí a coisa pode ficar complicada…

Fora de casa

Hoje começaremos apenas com uma introdução às dicas. Siga o seguinte princípio: geralmente, os cães ficam mais valentões no ambiente onde vivem ou em locais que já conhecem bem. Por isso, procure apresentar os dois cães em um local neutro, não familiar a eles, como uma rua ou uma pracinha – de preferência bem longe da sua casa.

Nesse momento, a ajuda de uma outra pessoa é super bem-vinda. Mantenha os cães na guia, a uma distância suficiente um do outro para evitar provocações. Pode ser cada um numa calçada, por exemplo. Dessa forma, um puxão de guia deverá ser suficiente para controlar alguma atitude mais hostil.

No próximo artigo, você vai saber como impedir os comportamentos agressivos durante este treino de apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário