segunda-feira, 8 de março de 2010

Perguntas de Cachorro

É agora depois de publicar mania de comer fezes tava sabendo disso agora é novo pra min e vou falar minha descoberta agora bem, um experiente veterinário, Dr. Bruce Fogle, respondeu algumas perguntas que o seu cachorro gostaria de lhe fazer, mas não consegue.

Confira!

Porque sinto necessidade de latir alto quando estranhos se aproximam de casa?

Os cães têm o mesmo comprotamento que os lobos. Qualquer cachorro se considera membro de um grupo e acha que a casa onde mora é a parte mais importante do território desse grupo. Embora o papel de líder caiba em geral a um humano, todos os membros do grupo são responsáveis por alertar os demais quando o território está prestes a ser invadido. E a melhor forma de dar o alerta é latindo.

Os cães pequenos – em especial os das raças terrier – costumam latir muito, enquanto os maiores – em especial os cães de caça – são mais calmos. Se um cachorro late demais, é possível descobrir o porquê e proceder de forma a reprimi-lo.

Porque uivo quando ouço Beethoven?

Uivar é uma forma de comunicação. É assim que os cachorros dizem uns aos outros onde estão.

Alguns uivam quando estão solitários. Outros, quando estão felizes ou para dar as boas-vindas a alguém.

Alguns uivam quando ouvem música, porque é divertido. Se o som fosse desagradável, eles se afastariam.

Porque cavo buracos e depois os deixo para lá?

Esse é um comportamento institivo, que um dia serviu a um propósito. Os lobos comem pequenos roedores e usam as patas dianteiras para cavar o local onde o roedor escondeu, até encontrar a presa.

Muitas vezes, os lobos também costumam guardar o excesso de comida para consumo futuro. Os cães fazem isso com ossos, embora poucos sejam"presenteados" com eles. Mas mantêm o desejo de esconder a comida e, por isso, cavam buracos, deixando-os de lado quando não têm o que pôr lá dentro.

Além de exercitar os músculos, cavar também faz com que se desprenda do chão uma variedade de cheiros. Minhocas, insetos, matéria em decomposição, umidade: tudo isso é pura delícia para os sentidos curiosos do cão.

Porque ao ser deixado sozinho, corro pela casa, como plantas, mastigo objetos e faço pipi na cama?

Os cães são animais muitosociáveis. Quando todos os humanos saem e deixam o cachorro sozinho, ele fica aborrecido, agitado e frustrado. Assim torna-se agressivo.

Para evitr esse comportamento, os donos devem acostumá-lo, desde pequeno, a ficar sozinho. As pessoas devem sair em silêncio, sem se despedir ou fazer contato físico.

Brinquedos de mastigar devem estar ao alcance do animal, para que ele possa se distrair. Deixar o rádio ou a TV ligados também ajuda a diminuir a ansiedade.

Quais as formas de disciplina que as pessoas devem usar para me treinar?

Usar recompensas positivas é uma forma bem melhor de treinar um cão do que empregar disciplina punitiva. A comida é uma ótima recompensa – tão poderosa que alguns cães vão se esquecer de que estão sendo treinados a fim de recebê-la.

Nesse caso, os donos devem, em vez de comida, usar carinho. Um simples tapinha ou afago é tudo de que se precisa. Palavras de elogio também funcionam – mas não tanto quanto o carinho ou a comida.

Entretanto, quando um cão desenvolve problemas de comportamento, é necessário disciplina.

Intimidação verbal, sustos inesperados provocados por ruídos e isolamento durante dois minutos no máximo, são os métodos mais eficazes.

A castração vai me deixar gordo e apático?

Se não houver um controle de calorias, a castração pode fazer o cão engordar, mas não deixá-lo apático. Tanto em machos quanto em fêmeas, o ciclo sexual provoca um desgaste de calorias e, quando o cão é castrado, essa necessidade de energia sofre uma queda. Sendo assim, a quantidade de comida ingerida também deve ser menor. Uma regra simples é reduzir a ingestão de calorias em 10% logo após a operação.

A maioria dos machos castrados sente menos necessidade de marcar territórios com urina. A castração também reduz a agitação, bem como as brigas entre machos por causa de uma fêmea. Mas não diminui outro tipo de agressividade nem torna o animal menos curioso.

A esterilização pode deixar uma fêmea mais calma, especialmente se ela apresentar tendência à agressividade. Os cães de temperamento mais dócil não apresentam mudança.

Qual a quantidade de exercício diário de que preciso? Devo ficar solto ou ser mantido na coleira?

A quantidade de exercício que um cão precisa varia de acordo com a idade, a raça e o hábito. Não depende do tamanho: alguns cães de grande porte precisam de menos exercício do que outros pequenos, até mesmo miniaturas.

Se um cachorro tiver sido treinado para obedecer a comandos de "parado" e "junto", poderá perfeitamente se exercitar sem a coleira.

As pessoas dão sempre a mesma comida, à mesma hora. Eu não deveria ter uma dieta mais variada?

Os cães gostam de rotina e, se a dieta for bem balanceada, não há mal em lhes dar sempre o mesmo alimento, à mesma hora, a vida toda.

Mudar o sabor ou a textura da comida, passando da ração seca para a semi-úmida ou a enlatada, pode agradar a alguns cães, mas pode provocar diarréia em outros.

Uma opção é manter a alimentação costumeira, mas adicionar suplementos mineirais e vitamínicos.

Estes costumam ter gosto bom, podendo ser usados como recompensa durante o treinamento, ao mesmo tempo que suprem uma possível carência natural.

Às vezes tenho necessidade de comer grama. Isso significa que no undo eu sou vegetariano?

Embora os cães sejam carnívoros, comer grama é normal e até benéfico. A grama adiciona fibra à dieta do nimal, reduzindo o risco de câncer de intestino. Eles podem procurar tipos específicos de grama ou erva, preferindo a relva nova ao capim seco. Alguns cães comem grama para ajudá-los a regurgitar a comida. Fazem isso para aliviar o estômago pesado ou simplesmente se livrar dos excessos.

Com que freqüência devo tomar banho e ser escovado?

O animal pode ser molhado à vontade, mas o banho com água e sabão não deve ser freqüente, pois sabão e detergente reduzem a oleosidade natural do pêlo. Os banhos só devem ser dados quando o animal tiver mau cheiro ou quando o pêlo estiver muito sujo.

Os cães escovados com freqüência precisam de poucos banhos, porque a escovação mantém a pele e o pêlo muito limpos. Alguns cachorros fazem como os pássaros e rolam na areia ou na lama seca, tomando um banho de pó que deixa o pêlo em perfeitas condições.

Detesto tomar remédio. Qual é o modo menos desagradável de fazer isso?

A injeção é a maneira mais confiável e geralmente a menos desagradável. No caso de volumes maiores de líquido, as seringas plásticas são úteis. A seringa deve ser enchida com o líquido, que em seguida é espirrado no interior da boca do animal, com cuidado para não descer pela traquéia.

Cápsulas e comprimidos podem ser mais complicados. Os cães, principalmente os de pequeno porte, podem esconder comprimidos na boca durante horas. É preferível camuflar o remédio em pedacinhos de carne ou queijo, embora alguns antibióticos não possam ser administrados com laticínios. Se o cachorro se recusa a comer e precisa tomar o remédio, não há outra alternativa a não ser abrir-lhe a boca, voltada para cima, e enfiar o comprimido o mais fundo que puder. Em seguida, é preciso fechar a boca do animal com força e massagear-lhe o pescoço. As pílulas secas podem ser umedecidas com óleo vegetal. Se o cachorro lamber o nariz, significa que o remédio foi engolido.

Uma vez que o cão esteja acostumado a obeder ao comando de "junto", não se deve usar essa palavra num momento tão difícil quanto o de tomar remédio.

Às vezes meu nariz fica molhado; outras vezes, seco. Isso tem importância?

Nenhuma. O estado do nariz depende do que o cachorro está fazendo, assim como do clima.

Ontem, na pracinha, um estranho aproximou-se de mim e deixei que ele fizesse sexo comigo. Agora estou com medo de ter engravidado. O que posso fazer?

É possível que tenha engravidado, sim. Portanto, é necessária uma visita ao veterinário. Uma fêmea só permite o ato sexual se tiver ovulado recentemente. Isso significa que, quando os cães copulam, as chances de gravidez são maiores do que, digamos, no caso de humanos. A implantação de óvulos fertilizados pode ser inibida nas fêmeas mediante a injeção de hormônios no momento certo. Uma das desvantagens dessas injeções do dia seguinte, porém, é que elas fazem o ciclo da fêmea recomeçar: outra ovulação deverá acontecer de 10 a 14 dias depois. Por isso, é preciso vigilância extra para que ela não caia na "cantada" de outro desconhecido sedutor.

Se o encontro clandestino não tiver sido notado, os primeiros sintomas de gravidez aparecerão após cerca de 35 dias, quando os mamilos ficam proeminentes e o abdome aumenta de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário