segunda-feira, 15 de março de 2010

Saiba porque você nunca deve bater no seu cão

Bater no cachorro ajuda a educá-lo? E se ele fizer alguma coisa muito grave, não deve apanhar pra aprender? Dar uns tapinhas, de leve, sem a intenção de machucar, não tem problema, tem? Todas essas perguntas já devem ter passado pelo menos uma vez pela cabeça de muitos donos. E a resposta para todas elas é bem simples: nunca bata no cão para educá-lo!!!

Isso não significa que você deve deixar o cachorro fazer o que quiser… Comportamentos indesejados devem ser repreendidos sim, mas sem violência. Neste artigo você vai entender que punir é muito diferente de bater.

Bater pra quê…

… se existem outras maneiras muito mais eficientes de educar o cachorro? E detalhe: sem usar a violência!!!

Há várias técnicas que podem ser utilizadas pra repreender um mau comportamento do cão. Por exemplo: recompensar o cachorro com um petisco ou carinho quando ele fizer a coisa certa, incentivando-o a agir da maneira correta, será bem mais eficaz do que um tapa quando ele aprontar.

Não é bom pra ele…

Além do que, é muito fácil machucar o cachorro ao bater nele. Quando o cão se comporta mal, na hora da raiva, o proprietário pode não ter controle de sua própria força.

Imagine você dando uma joelhada no peito do cachorro pra ele parar de pular em cima de você… Sabia que fazendo isso você pode acabar até fraturando uma costela dele?

E mesmo aqueles tapinhas que parecem “inofensivos”, como os petelecos no focinho, também podem machucar se forem fortes demais, pois esta é uma região sensível.

…nem pra você!

Leve em conta também que, bater no cachorro não apenas coloca em risco o bem estar físico dele, mas também a segurança de quem está agredindo-o e de outras pessoas que se aproximarem do animal.

O cão pode reagir de maneira agressiva quando percebe que vai ser atacado, principalmente se, antes de bater, o dono gritou ameaçando-o ou olhou fixamente nos olhos dele.

E essa reação contra quem o agrediu pode não vir na hora… Há chance de acontecer com qualquer outra pessoa que se aproxime do cachorro depois. Isso porque, o cão passa a ficar com medo de qualquer movimento brusco e pode atacar até mesmo uma criança que esteja querendo abraçá-lo, por exemplo.

Como repreender?

No fim das contas, quando a punição é necessária, o ideal é associar o comportamento errado a algo desconfortável para o cachorro.

Punições que causem apenas um susto, como chacoalhar uma lata com moedas, ou um leve desconforto físico, como borrifar água no focinho, são soluções bem eficazes na hora de repreender. Assim, ninguém se machuca… nem você, nem o cachorro!

No próximo artigo, você verá dicas de como educar seu cão sem nunca usar a violência. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário