segunda-feira, 15 de março de 2010

Técnicas para educar seu cão sem violência

No artigo anterior, falamos sobre o porquê você nunca deve bater no seu cachorro na hora de repreender um mau comportamento dele.

Agora você vai conhecer algumas técnicas que vão te ajudar a educar seu cão sem nunca ter de usar a violência!

Cada um é cada um…

Antes de qualquer coisa, é importante entender que a bronca usada para repreender um cachorro pode não surtir efeito em outro. Isso porque, assim como os seres humanos, os cães possuem gostos e sensibilidades diferentes uns dos outros. Por isso, é fundamental identificar o que é agradável e o que causa desconforto no seu cachorro. Apenas dessa forma será possível escolher as recompensas e punições mais adequadas e funcionais para ele.

E atenção: certifique-se de que não há possibilidade de a repreensão escolhida machucar o cão e incitá-lo a ter uma reação agressiva, ou mesmo deixá-lo assustado por muitas horas. Vale lembrar, novamente, que o objetivo da punição é inibir ou modificar um comportamento indesejado causando um susto ou desconforto no cachorro, e não dar tapas ou berrar com ele.

Gostinho amargo

Uma das punições que você pode utilizar é o spray de água, que provoca um leve desconforto físico nos cães, já que eles não são lá muito fãs de borrifadas d’água no focinho. Se optar por essa repreensão, tenha bastante cuidado pra não acertar o jato de água dentro do ouvido do cachorro!

Em algumas situações, você também pode colocar uma substância amarga e não tóxica na água pra aumentar o desconforto provocado pelo spray. Neste caso, mire diretamente na boca do animal, usando um produto indicado por um profissional.

Que barulho é esse?

Outra opção, já mencionada no artigo anterior, é o uso de uma lata cheia de moedas. O barulho feito quando você sacode a latinha intimida muito os cães de maneira geral. Você também pode recorrer à ajuda das populares biribinhas para causar um susto no cachorro no exato momento do comportamento errado. No entanto, os estalinhos não são aconselhados para cães que sejam muito medrosos ou tenham medo de fogos de artifícios, pois podem acabar agravando estes problemas.

Apagando fogo…

Existe também outra maneira de repreender o cachorro através de um susto, utilizando uma bomba de encher pneu de bicicletas ou um extintor de incêndio. Importantíssimo: se você optar pelo extintor, use somente o de CO2 ou ar comprimido! Nunca use extintores de pó químico!!!

O extintor é a melhor opção para “esfriar” os ânimos de cães que estão brigando. Provoca um susto suficiente para separá-los na hora. Cuidado: por ser um jato de ar bem forte, o extintor deve ser usado com cautela, evitando mirar nos olhos e ouvidos dos animais.

Na hora certa!

O fato é que, não importa a forma que você escolha, todas as punições devem ser aplicadas no exato momento do mau comportamento. Não adianta nada repreender o cachorro depois de algum tempo, muito pelo contrário. Além de o animal não entender o que está acontecendo, a bronca fora de hora pode trazer sérios problemas psicológicos pra ele.

O cão deve associar o ato errado à punição recebida. Quando perceber um comportamento indevido, o ideal é que você tente impedir o cachorro de agir, associando a simples tentativa a algo desagradável ou assustador pra ele.

A recompensa…

Agora que você já conhece algumas técnicas para usar na hora de repreender, entenda que o grande lance de tudo isso não é só punir os comportamentos errados, mas também recompensar as atitudes corretas.

Se o seu cão costuma pular em cima das visitas, tente recompensá-lo com petiscos no momento em que ele permanece sentado. Isso fará com que ele associe a recompensa ao ato de se sentar e desenvolva esse hábito, deixando então de pular em cima das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário